Pro Blogger Templates

Conselho de Medicina veta cesáreas antes de 39 semanas


Segundo o CFM, antes das 39 semanas o bebê pode sofrer problemas ao decorrer do seu desenvolvimento.


Nesta segunda-feira (20), o Conselho Federal de Medicina (CFM), anunciou uma resolução que a partir de agora o parto cesáreo só pode ser realizado depois das 39 semanas de gestação e, não mais com 37 semanas com era liberado antes.

Segundo o CFM, antes das 39 semanas o bebê pode sofrer problemas no decorrer do seu desenvolvimento. A nova resolução será publicada nesta semana no Diário Oficial da União.

Segundo o G1, o presidente do CFM, Carlos Vital, a nova resolução servirá para a integridade do feto. "A autonomia do paciente já é estabelecida. A finalidade dessa resolução de 39 semanas é uma ênfase e uma instituição de um limite o qual deverá ser feita a cesariana a pedido da paciente. A norma se distingue na segurança do feto", afirmou.
Ainda de acordo com o CFM, antes dessa nova regra era considerado que fetos entre 37 e 42 semanas de gestação estariam maduros, mas a partir de agora, o prazo mínimo será de 39 semanas até que se torne seguro o parto cesariano, considerando aval médico. Além disso, as gestantes terão que deixar claro a opção desejada para o parto na ficha de cadastro.

A membra da Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia e conselheira do CFM, Adriana Scavuzzi, informou que a opção pelo parto cesáreo pode ser alterada pela mulher a qualquer momento, desde que a segurança do bebê esteja em primeiro lugar. "É muito comum as pacientes já chegarem trazendo o próprio desejo para o parto, mas os prós e os contras têm que ser construídos durante o pré-natal. A paciente tem total direito de mudar de opinião durante esse processo" finalizou.
Postagem Anterior Próxima Postagem